fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Como fazer a carteira de motorista de graça?

Como fazer a carteira de motorista de graça?

  • por
carteira de motorista de graça

Depois dos 18 anos, ter uma carteira de motorista pode abrir portas para muitas oportunidades, seja na vida pessoal ou até mesmo para encontrar um emprego. No entanto, nem todos os brasileiros possuem condições financeiras para pagar pelo processo, que além de caro é demorado. Por esse motivo, o DETRAN criou a CNH popular, que é a oportunidade perfeita para você tirar sua carteira de motorista de graça.

Dessa maneira, se você tem interesse em tirar a sua CNH na pandemia na modalidade DETRAN CNH popular, abaixo, te explicaremos como você pode fazer. Aqui, falaremos sobre o que é CNH Social, quem pode recorrer a essa gratuidade, como fazer a inscrição para ter direito a esse benefício, entre outras coisas. Ficou interessado(a)? Confira abaixo!

Veja também:
Descubra como funciona o Leilão da Receita Federal

O que é a CNH social?

Criado pelo Governo Federal, o DETRAN CNH popular é um projeto que prevê o oferecimento de carteira de motorista de graça para pessoas que não conseguem pagar pelo processo por conta própria. Com ele, os beneficiários têm direito a fazer, de forma totalmente gratuita, todas as etapas que são oferecidas pela autoescola (aula de legislação e aula de direção, por exemplo), fazer o exame de vista e físico, as provas de legislação e de direção e todas as outras etapas que possam precisar, eventualmente, fazendo com que o candidato conclua o processo inteiro até conseguir a CNH.

Com esse projeto, o intuito do Governo Federal é de fazer com que haja maior inclusão social. Para isso, 1/10 das vagas disponíveis estão sendo ofertadas a PCDs, 4/10 para pessoas que participam de programas sociais selecionados e ½ para estudantes, grupos que, até então, não poderiam participar por conta própria do processo seletivo de realização do DETRAN.

Quem tem direito a fazer a carteira de motorista de graça?

Como dito anteriormente, a carteira de motorista de graça é oferecida para algumas pessoas. Para participar desse programa e receber esse benefício, você precisa preencher os seguintes pré-requisitos:

  1. Ter feito sua inscrição no programa CadÚnico (Cadastro Único), que foi criado pelo Governo Federal;
  2. Se enquadrar no critério de renda mínima, que determina o limite de, no máximo, três salários mínimos por pessoa (o salário mínimo em 2021 é de R$ 1.100 reais);
  3. Não ter emprego, pelo menos não ter tido emprego formal, há, pelo menos, um ano;

Nesse contexto, caso você faça parte do Bolsa Família, automaticamente, você já é compatível para participar desse programa. Além disso, participantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC) também são automaticamente elegíveis para receber esse benefício e podem fazer o cadastro com chances reais de serem contemplados.

Inscrições para CNH gratuita 2021

Se você ficou interessado(a) em solicitar a sua CNH na pandemia, para fazer a sua inscrição e ter interesse em tirar a carteira de motorista de graça, abaixo, te explicaremos com você deve prosseguir para fazer isso:

  1. Tenha o seu CadÚnico (Cadastro Único) ativo e atualizado (caso não tenha e não saiba como fazer isso por conta própria, consulte o CRAS, que é o Centro de Referência em Assistência Social, mais próximo de você);
  2. Para fazer o seu Cadastro Único (CadÚnico), você vai precisar de documentos de identificação para todos os membros da família, por exemplo: Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Documento de identificação oficial com foto (RG), CPF (Cadastro de Pessoa Física), se for o caso, certidão de casamento, certidão de nascimento, RANI (Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena). Além disso, é preciso responder um pequeno questionário de cunho socioeconômico que é aplicado pelo Governo Federal e que determina e seleciona a participação dos candidatos nesse projeto;

Com o CadÚnico feito, você ainda precisa preencher alguns outros pré-requisitos antes de se inscrever para a CNH, que são: ter, no mínimo, 18 anos de idade, conseguir ler e escrever minimamente; ter CPF ativo e ter documento de identificação oficial com foto (RG) original. Depois de preencher todos esses pré-requisitos, já com o CadÚnico em mãos, você precisa entregar os documentos ao órgão responsável pelo programa social.

Ao fim, basta se dirigir até o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) mais próximo e fazer o seu cadastro. Primeiro, será feita uma coleta biométrica; depois, você passará por exames médicos para saber se você tem condições físicas de dirigir, seguido por um exame psicotécnico para saber se você tem condições psicológicas de dirigir. Se tudo estiver em ordem, você fará o curso teórico e a prova correspondente; e o curso prático de direção e a prova prática final.

Como acompanhar a inscrição da CNH Social?

Se você já fez o seu cadastro no programa CNH social, então você precisa acompanhar a sua inscrição através do site oficial da economia para saber se o seu cadastro foi aprovado. Para isso, é muito simples, basta que você entre no fdr.com.br e veja as listas de aprovados que são liberadas periodicamente. Lá, também é possível encontrar mais informações sobre o programa, notícias a respeito de datas, entre outras coisas.

Estados que oferecem CNH social em 2021

Apesar de ser um programa federal, por enquanto, nem todos os estados do Brasil aderiram ao programa, seja lá por qual motivo. Atualmente, apenas São Paulo, Goiás, Espírito Santo e, parcialmente, o Distrito Federal. Portanto, caso você tenha interesse em fazer parte deste programa e resida em algum desses estados, entre no site oficial do DETRAN e do fdr para saber mais informações sobre as inscrições, entre outras coisas. Caso não encontre a informação que você procura, ligue gratuitamente para 0800 728 2891 e fale com o DETRAN.

Inscrições DETRAN

Depois de inscrito no programa e de ter o seu benefício aprovado, é preciso se inscrever no DETRAN. Para isso, visite a sede do DETRAN da sua cidade e faça o seu cadastro de biometria. Depois, faça os exames que atestam capacidade para dirigir e, ao fim, você vai participar dos cursos preparatórios e fazer as provas respectivas. Ao fim, você será capaz de tirar a sua habilitação de graça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *