Anúncios

in

CNH Social 2021: Inscrições e Inserção para novos condutores

CNH Social

Sabemos que tirar a habilitação é um processo burocrático e que exige muito das pessoas, tanto em investimento de tempo para realizar todo o processo de auto escola como de recursos financeiros, pois tirar a habilitação não é um processo barato, principalmente se você desejar tirar para mais de uma categoria.

Pensando no público de baixa renda que muitas vezes não possuem condições financeiras de tirar sua CNH, o governo de alguns estados pensou em disponibilizar o programa CNH Social 2021. Esse programa faz com que os jovens possam tirar sua carteira de habilitação de forma gratuita, porém é preciso preencher alguns pré-requisitos. Se interessou pelo programa? Confira mais neste artigo se você pode ou não participar do programa CNH Social 2021.

Veja também:
Leilão Caixa – Descubra como funciona
Descubra como funciona o Leilão Banco Santander
Veja como funciona o leilão de véiculos do Bradesco

Como surgiu o programa CNH Social 2021

Anúncios

Fazer com que pessoas de baixa renda possam garantir sua carteira de habilitação gratuitamente foi uma ideia inicial do SEST/SENAT, Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte. O foco principal dessas instituições é promover cursos e outras iniciativas que façam os jovens de baixa renda conseguirem facilidades em ingressar no mercado de trabalho para assim melhorar sua condição financeira e de suas famílias.

Muitas vagas de emprego solicitam que o empregado possua a habilitação como um pré-requisito e ter uma CNH A ou B pode ser um grande diferencial. A CNH ofertada pelo programa CNH Social 2021 é da categoria B e o SEST/SENAT também oferece diversos cursos complementares para dar aquele upgrade no currículo. 

Ao contrário do que muitos pensam, adquirir sua CNH de categoria social não possui nenhum tipo de custo, pois o SEST/SENAT faz questão de retirar toda a burocracia que pode vir a ocorrer durante o processo de tirar esse documento. Sabemos que um dos fatores mais caros na hora de tirar sua habilitação é com certeza os altos valores cobrados pelos Centros de Formação de Condutores.

Anúncios

O Programa CNH Social 2021 cobre todos esses custos das etapas do processo de retirada do documento como consulta, documento, ficha, teste, etc. É importante salientar que se você já fez algum processo para tirar sua CNH pode acabar não sendo elegível para o programa, pois ele só é válido para aqueles que desejam tirar sua primeira habilitação.

Quem tem direito à CNH social 2021?

Para participar do programa CNH Social 2021 é necessário cumprir algumas regras e pré-requisitos e os municípios ficam responsáveis por verificar se os participantes estão cumprindo todas as regras estipuladas. Os participantes podem fazer parte das pessoas que possuem renda máxima de 2 salários mínimos vigentes, estarem inscritos no programa CadÚnico, aqueles que forem agricultores, pessoas egressas do sistema prisional, inscritos no programa Bolsa Família, desempregados, etc.

Além disso, é necessário cumprir os pré-requisitos comuns de ser maior de idade, comprovar de alguma maneira ser jovem de baixa renda, não estar trabalhando de carteira assinada. Existem ainda alguns estados que exigem que o participante tenha nível de escolaridade mínimo e tenha realizado o ENEM, por exemplo. 

Quais documentos são necessários para participar do CNH Social 2021?

Anúncios

Além de cumprir os pré-requisitos estabelecidos anteriormente, é necessário apresentar no processo de inscrição do programa os documentos comuns como: RG, CPF, carteira de trabalho pessoal e também das pessoas que fazem parte do grupo familiar, comprovante de residência, certidões de nascimento das crianças que ainda não possuírem RG e histórico Escolar.

Estados que oferecem CNH social em 2021

Mesmo sendo um programa de cunho social é extremamente importante, nem todos os Estados o adotam. Por isso, você só poderá participar do programa CNH Social 2021 se estiver localizado em um dos estados: Espírito Santo; Bahia; Amazonas; Maranhão; Ceará; Paraíba; Pernambuco; Rio Grande do Sul; Rio Grande do Norte; Distrito Federal; Goiás; São Paulo; Minas Gerais e Roraima. Também é preciso ficar atento aos Centros de Formação de Condutores e clínicas que estão aptos a participar do projeto.

Como se inscrever para o programa CNH Social 2021

Para participar do programa CNH Social 2021, o participante pode ingressar através do próprio SEST/SENAT idealizador do programa ou ainda pelo Detran do seu estado caso seja um dos estados participantes. O Detran já é um órgão responsável pela emissão das CNHs dos brasileiros, além de executar os testes pertinentes, como exames psicológicos e provas avaliativas para atestar que os condutores são aptos.

Anúncios

O Detran ainda é responsável por fiscalizar o trânsito e determinar suas normas. Para conseguir se inscrever no programa CNH Social 2021 pelo Detran, basta verificar se o órgão do seu Estado fornece vagas para o programa e acessar o site do Detran Estadual. É preciso localizar a opção “Inscrição CNH Social”, você será redirecionado a uma página de preenchimento de questionário oferecido pelo site e enviar.

As vagas são limitadas, por isso é necessário preencher o formulário com calma e cautela, corretamente, pois elas podem ser utilizadas em caso de desempate caso todas as vagas sejam atingidas. Após a análise detalhada desses dados, o órgão chamará os aprovados e essa análise é bastante detalhada para que não ocorram fraudes e que realmente quem seja beneficiado sejam pessoas que realmente precisam.

No caso do SEST/SENAT é preciso conferir o site periodicamente e se inscrever assim que o processo for aberto. As vagas acabam rapidamente e o processo de inscrição é muito curto. Da mesma forma que no Detran é necessário preencher um formulário com os seus dados. 

Leilão Caixa

Leilão Caixa – Descubra como funciona

CNH Social

Descubra como funciona a CNH Social e como participar da seleção