7 dicas para aumentar a segurança no trânsito

Não existe um motorista que não precise de algumas dicas para aumentar a segurança na estrada. Isso porque nunca podemos estar satisfeitos como nível de segurança atual, devemos sempre melhorar essa área.

Por isso, é importante que todo motorista faça a sua parte em tornar o trânsito o lugar mais seguro. Afinal, no fim das contas, todos queremos apenas voltar para casa em segurança.

Assim, se você busca saber algumas dicas para aumentar a segurança na estrada, confira abaixo as 7 principais dicas para você!

1. Sempre use o cinto de segurança

O segredo para aumentar a segurança na estrada é fazer o básico bem-feito. Isso porque não são todos os motoristas que realizam as ações mais básicas, o que significa que muitos acidentes poderiam ser evitados se fosse assim.

Além disso, é importante ter em mente que os carros e as regras de trânsito são projetados de modo a aumentar ao máximo a segurança do usuário. É por isso que é importante seguir as instruções básicas. Afinal, elas são eficazes e feitas para nos proteger.

Por isso, sempre use o cinto de segurança quando estiver em um carro, seja como passageiro, seja como motorista. Não importa a velocidade, a pista (se é na estrada ou rua) ou se é para andar 5 horas ou 5 minutos. Coloque o cinto para aumentar a sua segurança, sempre.

2. Fique de olho na sinalização viária

Uma das principais dicas para aumentar a segurança na estrada é acompanhar com atenção a sinalização viária. Afinal, ela contém informações essenciais para diminuir os riscos de acidente.

Neste artigo da New Vias, você pode aprender mais sobre a sinalização horizontal e vertical, entender como elas funcionam e como trabalham para evitar acidentes.

Além delas, mantenha sempre o olho atento para identificar sinalizações temporárias, especialmente as de dispositivos auxiliares (normalmente nas cores branco e laranja), que ajudam a mostrar elementos que não são tradicionais de determinado trecho, como obras.

Ao acompanhar com atenção a sinalização viária, você poderá se preparar para determinadas ações, saberá o que fazer e evitará acidentes.

3. Cuide bem do seu veículo para evitar problemas

Uma das dicas para aumentar a segurança na estrada que mais pessoas poderiam seguir é o de cuidar bem do automóvel para evitar problemas de todos os tipos. Afinal, boa parte dos acidentes acontecem por causa de um problema no carro.

Às vezes estamos em uma descida e o freio não está funcionando bem, às vezes o motor ou a suspensão estão prestes a parar de funcionar. No meio da estrada ou de uma rua movimentada, uma falha dessas pode virar um acidente sério.

Por isso, faça a manutenção regular do seu automóvel, garantindo que está verificando cada detalhe do carro e seguindo as normas recomendadas pelo fabricante.

4. Tenha atenção com as outras pessoas no trânsito

Grande parte dos acidentes de trânsito poderiam ser evitados se nós fossemos mais atentos com a sinalização ou com o nosso carro. No entanto, outra parte não depende de nós.

Afinal, na maior parte dos casos em que há uma batida há um “culpado” e uma “vítima” que não fez nada errado.

Por isso, você pode até evitar ser o culpado, mas pode ser mais difícil prevenir a posição de vítima. No entanto, isso é possível ao se manter a atenção em outras pessoas no trânsito.

Ao ficar de olho nos motoqueiros, motoristas e pedestres, você consegue analisar melhor a situação e antecipar o que vai acontecer. Assim, não corre o risco de bater o carro quando o veículo da frente freia de repente, por exemplo.

5. Respeite o limite de velocidade e bons hábitos

Muitos motoristas costumam dizer que “o limite de velocidade já prevê que vamos passar um pouquinho”. Ou seja: “quando está 80km/h, podemos ir a 100km/h que não tem problema”.

Essa lógica, claro, é uma furada. Se a estrada diz 80km/h, então só podemos dirigir a 80km/h. Não dá para ir mais rápido do que isso pois não é seguro.

Portanto, uma das principais dicas para aumentar a segurança na estrada é respeitar o limite de velocidade e cultivar bons hábitos de condução.

6. Nunca faça uma ação sem sinalizar antes

Dirigir é como entrar em uma linha de produção. Há movimento na frente e atrás de nós, além dos nossos lados. Por isso, quando queremos fazer alguma coisa que vá contra o fluxo, é preciso sinalizar.

Assim, use as lanternas sinalizadoras do carro para informar aos outros motoristas que pretende virar, parar para alguém atravessar a rua ou fazer algum retorno. Isso permite que todos possam se adaptar e evitar acidentes.

7. Pesquise por mais dicas para aumentar a segurança na estrada

É importante ter em mente que um motorista nunca estará 100% preparado para qualquer tipo de situação. Por isso, é essencial continuar pesquisando por mais dicas para aumentar a segurança na estrada.

Com esse aprimoramento constante, você será capaz de evitar mais e mais acidentes. Lembre-se de que basta um acidente para causar danos irreversíveis.

E aí, gostou das nossas dicas para aumentar a segurança na estrada? Então comente abaixo o que você costuma fazer para prevenir situações de risco ao dirigir!

Leave a Reply