Como prevenir problemas no seu carro: conheça alguns hábitos essenciais

Saber como prevenir problemas no seu carro é essencial para aumentar a vida útil do automóvel, garantir sua valorização no longo prazo e diminuir os custos com manutenção corretiva.

No entanto, não é todo motorista que entende como prevenir problemas no seu carro. Afinal, muitos ainda conservam hábitos negativos aprendidos com amigos e até mesmo em escolas de direção de qualidade duvidosa.

Se você quer aprender como prevenir problemas no seu carro, entretanto, terá de cultivar alguns bons hábitos. Veja quais abaixo!

Faça a revisão frequente do seu automóvel

Um dos principais hábitos que ajudam a prevenir problemas dentro de um carro é a revisão constante do veículo. Normalmente, ela deve ser feita a cada 6 meses ou na frequência indicada pela montadora.

A importância da revisão é que ela ajuda a identificar quando as peças do carro estão deixando de ser úteis. Assim, é possível trocar os componentes de modo a prevenir problemas.

A melhor coisa é que esse cuidado não custa praticamente nada. É só o valor da revisão e um dia com o carro na oficina e pronto: seu automóvel está em ordem por mais seis meses.

Mantenha o seu carro sempre limpo

Nem todo mundo gosta de contratar uma limpeza profissional de automóveis, mas todos deveriam limpar seus automóveis com frequência.

Isso porque a limpeza das peças ajuda a prevenir problemas de vários tipos e ordens. Por exemplo, um pneu que tenha terra acumulada pode aquaplanar mais facilmente do que um que não tenha.

Isso acontece porque os sulcos dos pneus são úteis para remover a água do caminho e permitir maior aderência com a pista molhada. Se os pneus estão sem sulco por causa da terra acumulada, então o efeito é perdido.

Assim, o carro fica igual os veículos de Fórmula 1 na chuva, já que os pneus lá são completamente lisos, derrapando facilmente e podendo causar um acidente.

Calibre os pneus adequadamente

Por falar em pneus, um dos elementos mais importantes envolvendo essas peças é a sua calibração.

Em primeiro lugar, um pneu mal-calibrado costuma gerar gastos pelo menos 20% maiores em relação ao consumo de combustível. Isso porque o pneu fica mais resistente ao rolamento quando não há pressão adequada nele.

Com o pneu oferecendo mais resistência, o motor precisa aumentar a sua produção, o que gera maior consumo de combustível.

Na prática, isso pode gerar problemas para o motor, que trabalha forçado o tempo todo e pode ter sua vida útil diminuída.

Além disso, um pneu com pressão demais também é perigoso pois pode intensificar qualquer acidente e transformar uma batida simples em algo de muito risco.

Não descanse o pé na embreagem durante a direção

Um hábito muito negativo para o veículo, mas que acaba sendo ensinado inclusive em auto escolas, é o de dirigir com o pé esquerdo na embreagem.

Evitar isso é essencial para quem quer aprender como prevenir problemas no seu carro. O problema de dirigir com o pé na embreagem é que as peças do sistema vão gastando como se tivessem sido acionadas. Assim, elas duram metade do que normalmente durariam.

O problema se agrava quando entendemos para que serve a embreagem. Ela é um elemento que controla o ritmo de produção do motor e controla o sistema de câmbio. Ao ficar sempre acionada, ela deixa os dois sistemas em risco de desgaste excessivo também.

No fundo, o problema é enorme porque todas as peças envolvidas na embreagem, câmbio e motor são caríssimas e muito sensíveis.

Aprenda a dirigir de maneira a conservar o carro

Se você quer aprender como prevenir problemas no seu carro, precisa aprender a dirigir do jeito certo. Tirar o pé da embreagem é apenas um dos hábitos negativos nesse sentido, mas existem muitos outros. Por exemplo:

  •      passar pela lombada com as rodas tortas;
  •      passar acelerando por um buraco;
  •      estacionar com o pneu encostado no meio-fio da calçada;
  •      pisar na embreagem no semáforo;
  •      pisar na embreagem para parar em uma subida;
  •      trafegar com o veículo com combustível na reserva;
  •      mexer o volante com o carro parado;
  •      dirigir com a mão apoiada no câmbio.

Converse com seu mecânico sobre como prevenir problemas no seu carro

Uma das questões que faz com que se criem tantos problemas em automóveis no país é que muitos dos danos causados nos carros nascem de hábitos negativos que a maior parte de nós não sabe que são problemáticos.

Afinal, todo motorista gosta do seu carro e quer conservá-lo o máximo possível. O problema é que nem todo mundo sabe que determinadas ações são negativas.

Por isso, vale a pena conversar com o seu mecânico de confiança sobre hábitos positivos para prevenir problemas no automóvel. Isso ajudará a aprender que tipo de cuidados tomar para evitar causar danos ao seu carro.

E aí, aprendeu como prevenir problemas no seu carro? Com esses hábitos que listamos, você conseguirá aumentar bastante a vida útil do seu automóvel.

Quais desses hábitos você já cultiva normalmente? Conte pra gente em um comentário abaixo!

Leave a Reply