DPVAT, descubra como receber o dinheiro

DPVAT

O DPVAT é um imposto obrigatório, que deve ser pago anualmente por todos os proprietários de veículos automotores.

É um seguro para lesões corporais causadas por veículos a motor em estradas terrestres ou suas cargas, para todas as pessoas envolvidas em acidentes, incluindo pedestres.

Criado em 1974, possui caráter social, com o objetivo de indenizar vítimas de acidentes de trânsito, independentemente do responsável.

O dinheiro arrecadado é gerenciado e alocado em três frentes principais:

  • 5% para o Ministério das Cidades;
  • 50% para seguro e indenização de reservas;
  • 45% ao Ministério da Saúde, para pagar assistência médica e hospitalar a vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil.

A Empresa de Seguros Líder é a pessoa que atualmente administra o seguro DPVAT, sendo responsável pelo pagamento das indenizações.

Deseja saber quem pode solicitar um seguro DPVAT 2019, quando e quanto pagar, como solicitar e outras informações sobre este seguro obrigatório ?!

Então continue a ler no artigo e saiba a resposta para todas essas perguntas.

Quando pagar DPVAT 2019

O DPVAT 2019 significa Seguro de Danos Pessoais Causado por Veículos a Motor e Estradas, conhecido popularmente como “seguro obrigatório”.

Essa obrigação é estabelecida pela lei 11.482 / 07, que deve ser paga juntamente com o IPVA de cada ano, na primeira parcela ou na parcela única.

O pagamento deve ser feito nos primeiros meses do ano. As datas podem ser consultadas no calendário de pagamentos e dependerão de itens como:

  • UF;
  • Fim da placa;
  • Categoria de veículo;

Somente com esses dados em mãos é possível consultar o calendário de pagamentos, encontrado no site da seguradora líder, através do link: www.segureralider.com.br/Seguro-DPVAT/Calendario-de-Pagamento.

Quanto pagar no DPVAT

Os valores correspondentes ao DPVAT, são definidos anualmente pelo DETRAN, e repassados ​​aos contribuintes através da Seguradora Líder.

A parcela do valor total não é mais aceita desde 2018 e, atualmente, o pagamento pode ser feito apenas em dinheiro.

Verifique abaixo o valor do Seguro DPVAT 2019, por categoria do seu veículo:

Figura 1Tabela disponível no site da Seguradora Líder

O boleto DPVAT pode ser emitido no site da Seguradora Líder. Simplesmente selecione seu estado, siga as instruções de pagamento, insira as informações do veículo e gere o boleto.

Quem pode solicitar o seguro DPVAT

O seguro DPVAT pode ser solicitado por todos os envolvidos em um acidente de trânsito, desde o motorista, passageiros, pedestres e beneficiários, que se enquadram em uma das seguintes situações:

  • Deficiência permanente;
  • Gastos médicos;

Em caso de morte, é paga indenização aos beneficiários da vítima e o valor é de R $ 13.500.

Para despesas médicas e hospitalares comprovadas, o reembolso pode chegar a R $ 2.700.

Para os casos de incapacidade permanente, a indenização é de até R $ 13.500 concedidos às vítimas diagnosticadas com incapacidade permanente após a conclusão do tratamento médico.

O valor desse terceiro caso pode variar de acordo com o grau de incapacidade a que a vítima foi submetida.

Cada vítima recebe indenização separadamente, independentemente da responsabilidade pelo acidente e do número de pessoas envolvidas.

Vale ressaltar que o seguro DPVAT não é responsável por danos materiais ou acidentes que ocorram fora do território nacional.

As despesas legais e multas aplicadas ao motorista e / ou proprietário do veículo que causou o acidente não são cobertas por este seguro.

Como faço para solicitar o DPVAT

Para solicitar o DPVAT, você deve estar ciente do prazo. A indenização por morte ou reembolso por despesas hospitalares pode ser reclamada dentro de três anos, contados a partir da data do acidente.

A indenização por invalidez permanente, por outro lado, tem um período de três anos, contados a partir da data em que a invalidez permanente foi confirmada para a vítima.

Para entrar na solicitação do DPVAT, é necessário que a vítima, o beneficiário ou o representante legal participe de um dos 8.000 pontos de serviço autorizados com a documentação apropriada.

As estações disponíveis podem ser conferidas no site da Seguradora Líder, no seguinte endereço www.segureralider.com.br/Points-of-Service.

Outra alternativa para solicitar o DPVAT é contatá-los por telefone nessas estações, a fim de esclarecer possíveis dúvidas.

Em relação à documentação necessária, ela pode sofrer alterações de acordo com o tipo de acidente. Nos casos de indenização por morte, será necessário comparecer com os seguintes documentos:

  • RG ou outro documento de identificação da vítima, como CNH, permissão de trabalho, certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF da vítima;
  • Relatório policial;
  • Relatório e Exame publicado pelo IML (cópia autenticada em cartório);
  • Atestado de óbito (cópia autenticada).

Para casos de indenização por despesas médicas, é necessário fornecer o seguinte:

  • RG ou outro documento de identificação da vítima, como CNH, permissão de trabalho, certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF da vítima;
  • Prova de endereço;
  • Boletim ou relatório dos primeiros cuidados médicos;
  • Boletim ou relatório do dentista (se aplicável para reembolso);
  • Relatório policial.

As vítimas que desejam solicitar DPVAT para invalidez permanente devem fornecer os documentos:

  • RG ou outro documento de identificação da vítima, como CNH, permissão de trabalho, certidão de nascimento ou casamento;
  • CPF da vítima;
  • Prova de endereço;
  • Relatório policial;
  • Boletim de atendimento hospitalar ou ambulatorial;
  • Relatório IML do local onde ocorreu o incidente;
  • Autorização de pagamento.

CUSTOS E DESPESAS DO DPVAT.

Embora o valor da indenização do DPVAT possa não cobrir todas as despesas causadas pelo acidente, é uma maneira de garantir que todos os cidadãos envolvidos em acidentes de trânsito possam ter pelo menos um apoio.

Portanto, se você possui um carro, pague esse imposto, pois é de grande importância para a sociedade, incluindo você e sua família.

Se houver alguma dúvida que não tenha resposta no artigo, deixe-a nos comentários para que possamos esclarecê-la, se possível.

Não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais, com seus colegas e familiares, para que todos possam entender a importância de pagar DPVAT.

O conteúdo DPVAT, saiba como receber dinheiro aparece primeiro em DICAS DE DETRAN.

Source link

Leave a Reply