fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Aula no simulador da autoescola ainda é obrigatória?

Aula no simulador da autoescola ainda é obrigatória?

Desde que entrou em vigor em 2014, o uso de simuladores tem sido alvo de polêmica devido ao alto preço dos cursos e à falta de comprovação de eficiência.
Mais recentemente, alguns projetos de lei começaram a defender mudanças profundas nas escolas de condução. Uma das propostas chegou a tornar o curso opcional devido ao alto custo de aquisição da CNH. O tempo necessário para aprender a dirigir foi um pouco reduzido devido a mudanças na Comissão Estadual de Transportes (Contran) quanto ao uso de simuladores para obtenção da carteira de motorista.

Desde setembro de 2019, o uso do simulador nas autoescolas passou a ser opcional. De acordo com o consenso do Contran 789, para quem decide continuar treinando no simulador, o limite é de 5 horas por sessão.

Assim, devem ser realizadas antes das práticas em vias públicas, desde que o centro de Formação de condutores (CFC) em que o aluno está inscrito possua o equipamento. Além disso, essas cinco horas / aulas podem ser achadas das horas de aula prática, exceto a aula da tarde, e isso só é válido para os candidatos à carteira de habilitação da categoria B (carros com até 8 lugares).

Na ocasião o ministro da Infraestrutura Tarcisio Gómes de Freitas argumentou que a falta de comprovação para a escolha dos simuladores sobre a importância dos equipamentos para o treinamento de motoristas e o aumento do custo final do curso.

Mudanças para obter a CNH

O fim das exigências de simulação faz parte do pacote de mudanças para obtenção da primeira licença que entrou em vigor em setembro de 2019. Para quem deseja obter CNH na classe B, houve redução da carga horária nas turmas noturnas, que foi reduzido de 5 horas / aula para Just.

Para a categoria A (motocicletas, scooters e triciclos), o número de aulas práticas continua no nível de 20 horas letivas. Para a temporada noturna, eles foram reduzidos a apenas um (eram quatro).

Para passar no teste teórico, 21 das 30 questões devem ser respondidas corretamente, ou 70 % do teste – Ilustração: Paulo Maciel / Detran PE

Consequentemente, os candidatos à categoria B devem fazer exames físicos e psicotécnicos e, em seguida, fazer 45 horas de instrução teórica ao longo da semana. Os candidatos farão um teste teórico com 30 questões. Para passar, você deve responder a 21 questões corretas ou 70 % do exame.

Após aprovação, vaga no curso prático de direção com no mínimo 20 horas de aulas que podem ser distribuídas em diferentes períodos de segunda a sábado. Quando terminar, faça o teste real. Se sancionado, o candidato será sancionado. Importante ressaltar que ele teve um ano para concluir todas as operações.

Saiba os benefícios de praticar no simulador 

O aprendizado experimental de um simulador de direção é, em média, 70 % maior do que o aprendizado de comentários teóricos.

Com o simulador de autoescola é possível acompanhar o progresso e o aprendizado dos alunos online.

A seguir, destacamos algumas das vantagens do treinamento em simulador de autoescola.

Simulação de situações de risco 

O aluno pode ser exposto o situações desfavoráveis ​​com o simulador de condução da autoescola.

Um bom exemplo de situação adversa é o deslizamento de água, onde o motorista leva à chuva ou neblina.

Fixar conteúdos pedagógicos 

Os simuladores de direção são outro recurso que oferece treinamento prático aos alunos incentivando-os a aprender mais e se aprontar melhor para os testes teóricos e práticos do Detran.

Avaliar em tempo real 

Graças à telemetria integrada nos simuladores, é possível monitorar em tempo real ausências, falhas, infracções e todos os comandos que são executados durante a prática no simulador de autoescola.

Qual o valor das aulas no simulador de autoescola

Novas regras também reduzem o treinamento prático. (horas / sessão) de 25 a 20 horas em autoescola para CNH Categoria B.

Um pacote de 5 aulas (5 horas por hora) no simulador de direção custa cerca de 300 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *