fbpx
Pular para o conteúdo
Início » Nova CNH entra em vigor

Nova CNH entra em vigor

A partir de hoje, 1º de junho de 2022, a nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) entra em vigor em todo o país. Como cada mudança gera muitas dúvidas, a Autoesporte responderá tudo o que você precisa saber sobre sua nova licença.

De acordo com a resolução 886 do Conselho Nacional de Autoestradas (Contran), a nova CNH transmite os dados pessoais e a fotografia do motorista em versão física ou digital, que pode ser acessado por meio de um QR code impresso no documento. O código está na carteira de motorista desde maio de 2017.

O que muda na nova CNH?

A parte inferior da CNH, que exibe os campos observações, Assinatura do Proprietário, Local e Data de emissão, será alterada. Consequentemente, o campo “Notas” foi movido para baixo. e substituí-lo por uma tabela de veículos para determinar a categoria de motoristas.

Houve uma pequena alteração no layout na parte superior do documento e o campo “Assinatura do operador ficou localizado abaixo da foto do motorista. De acordo com as normas internacionais, a nova CNH também utiliza códigos atualizados.

Novas cores

Outra mudança na paleta de cores. Este documento mudou o domínio do verde escuro para tons de verde claro, amarelo e azul.

Mais segurança

De acordo com a resolução do Contran, as tintas especiais serão fluorescentes, anti-scanner e reagirão à luz ultravioleta. A CNH também está introduzindo uma série de novos recursos de segurança para evitar fraudes.

A validade da nova CNH vai mudar?

Não, a validade do documento é exatamente a mesma. Desde junho do ano passado, a validade da CNH foi elevada de 5 anos para 10 anos para motoristas com menos de 50 anos. Os motoristas com mais de 50 anos devem renovar a carteira de habilitação a cada 5 anos e os motoristas com mais de 70 anos a cada 3. Confira a tabela abaixo.

10 anosCondutores até 49 anos
5 anosCondutores de 50 a 69 anos
3 anosCondutores com 70 anos ou mais
Fonte: Código de Trânsito Brasileira


O limite de pontos da nova CNH vai mudar?

Não, como acontece com a eficiência, as regras de pontuação permanecem as mesmas. Além disso, a partir de junho do ano passado, a lei flexibilizou o número de pontos que um motorista pode ter na CNH durante um período de 12 meses. Antes da mudança, o limite era de 20 pontos em 12 meses, agora é de 40 pontos no mesmo período.

No entanto, nem todos os aeronautas podem ter 40 pontos na CNH. Apenas aqueles com a disciplina mais alta são elegíveis. como mostrado na tabela abaixo.

critérios de Avaliação da CNH

Limite de 40 pontosO motorista só pode chegar nesta pontuação se não houver nenhuma infração gravíssima
Limite de 30 pontosO motorista pode ter apenas uma infração gravíssima
Limite de 20 pontosO limite é o mesmo do atual se o condutor tiver duas ou mais infrações gravíssimas
Fonte: Código de Trânsito Brasileiro

Para motoristas pagos, a CNH está suspensa por apenas 40 pontos, independente de infracções. Nesse contexto: motoristas de ónibus e camiões, taxistas, motoristas de aplicativos ou mototaxistas.

Há mudanças no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT)?

A Carteira de Trânsito Digital (CDT) também permanece exatamente a mesma. Isso significa que ao instalar um aplicativo no celular e digitalizar um documento digital via código QR, os motoristas não precisam carregar documentos em papel. No entanto, eles só são oficiais se enviados por meio de um aplicativo CDT. Por exemplo, é inútil capturar capturas de tela e apresentar a imagem reproduzida mediante requisição.

A troca pela CNH nova será obrigatória?

A mudança imediata para o novo modelo não será obrigatória, será feita automaticamente. Consequentemente, o motorista só receberá a nova versão ao renovar o documento ou emitir documentos duplicados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *